Westwing

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Arquitetura das Nações - Especial: O cuidadoso Japão.


   Deêm as boas-vindas, a mais nova Colunista do   Na Minha Casa é Assim!!!!!





E a fofíssima e inteligente, Jéssica Diniz está na Minha Casa!!!!!!
Aproveitem a matéria, curtam, comentem, entrem a vontade!!!!!!

A Casa é Minha, mas você pode entrar, sinta-se convidado!
;)
beijinhosssss,

Michelle Luz







Especial: O cuidadoso Japão.
Sobre as águas do Oceano Pacífico, as mais de seis mil ilhas que formam a milenar nação, são repletas de florestas tropicais e temperadas. Sob clima em áreas oceânicas em presença de vulcões diversos, o Japão possui florestas com madeira de boa qualidade.
Localizado próximo à China, o país recebeu expressiva influencia sobre sua cultura, especialmente no que tange a religião, que por sinal está diretamente ligada à arquitetura, bastante utilizada para a construção de templos religiosos.
A arquitetura japonesa não incorporou tanto a grandiosidade das construções chinesas, em contrapartida, assim como fazem os chineses, os japoneses utilizam a madeira como principal material para a elaboração de seus templos que, possuem como ponto alto a leve curvatura de seus telhados, em harmonia com uma espécie de douração de pilares e demais sustentações.
O costume dos inteligentes asiáticos, no que se refere às disposições arquitetônicas, prima essencialmente por interligar-se ao meio ambiente, ao sentimento de mistério, na grandiosidade atmosférica produzindo a sensação de proximidade com os deuses.
Para os japoneses, a relação entre casa e jardim é fundamental, de forma que as residências são feitas para períodos de calor intenso e úmido, mas também muito frio. No piso, é bastante comum a utilização do tatami (tapetes feitos de palha compactada coberta e amarrada com um fio de espessura de cinco centímetros ou mais, com a superfície superior coberta com palha entrelaçada.)
“Estima-se que o estilo mais antigo é o xintoísta, representado pelos seus templos. Geralmente construída num nível acima do solo, sustentada por pilares fincados no solo, a casa é feita de madeira aparente e telhados de sapê.”
O xintoísmo antecedeu o budismo, que por sua vez foi oficializado com a construção do mosteiro de Todaiji, na cidade de Nara. Os japoneses construíram em 1709 a maior edificação em madeira do mundo, a Sala do Grande Buda.
A partir do século 16, com a interação com os países europeus, a arquitetura passou a sofrer influencias importantes, na Europa, ao contrário do Japão, utilizava-se muito o tijolo, com as guerras da época, armas de fogo chegaram até o país, sugerindo palácios maiores como forma de proteção.
No entanto, as moradias domésticas e mais recentes utilizam-se de simplicidade e cores neutras para demonstrar o refinamento com o branco dos Shoji, o cinza-prata nos telhados, e o verde dos Tamami.
É importante destacar que a coluna é o principal elemento de sustentação, já as paredes são utilizadas geralmente como divisórias que podem ser retiradas facilmente.
 Na metade do século 20, em decorrência do forte e rápido crescimento do país, quem em apenas 50 anos tornou-se uma das maiores potências do mundo, começou então a ter como principal referência a arquitetura norte-americana.
Kenzo Tange é sem dúvida uma das figuras mais importantes na arquitetura moderna do Japão, primordialmente por conciliar essa modernidade a características culturais antigas.
Uma bela demonstração de como o povo japonês vive, unindo fatores culturais mais remotos à forte presença do que há de mais moderno no mundo.

Jéssica Diniz.






 Templo Kinkakuji


  

Templo Xintoísta





Templo Todaiji




Conceito da casa japonesa em 1970




Conceito da casa japonesa contemporânea - Casa de vidro.




Kenzo Tange, arquiteto, incrível ecletismo.


 

Casa japonesa contemporânea, com tecnologias anti-terremotos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário